Centro de Estudos

O Centro de Estudos Professor Osvaldo Soares (CEPOS) é o apêndice cultural da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. Como hospital de ensino certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, nossa instituição não poderia prescindir do CEPOS. Com o advento da certificação de hospital de ensino a Santa Casa passou a receber os alunos do Curso de Medicina da Unichristus.

O Centro de Estudos dá suporte à Residência Médica nas áreas de cirurgia geral, cirurgia básica, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctologia e clínica médica. Recebe médicos residentes de outros países, como de Cabo Verde.

Além disso, o Centro de Estudos recebe estagiários de cursos superiores: medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia. Realiza todos os anos, a Jornada Científica com participação de estudantes e profissionais dos mais diversos cursos da saúde.

O CEPOS presta apoio aos cursos de atualização no âmbito da instituição. Fomenta a criação de eventos científicos e culturais, além de incentivar a realização de trabalhos, teses e pesquisas científicas. Supervisiona a Revista da Santa Casa, publicação que circula a cada três meses desde o ano 2000.

A Diretoria do Centro de Estudos é composta dos médicos Dr. José Tarcísio da Fonseca Dias (presidente), Dr. Francisco Andrade Dias Júnior (vice-presidente), Dr. José Martins Neto (tesoureiro) e do enfermeiro Francisco José do Nascimento Júnior (secretário).