Memorial Santa Casa

Memorial da Santa Casa

De acordo com o dicionário informal, memorial é uma instituição permanente, de interesse público, voltada para a preservação e propagação de informações históricas compostas de dados, documentos e imagens relativas a pessoas, instituições ou lugares.

O prédio da Santa Casa foi erguido entre 1861 e 1914 e tombado desde 2011 como patrimônio histórico pelo município. O Memorial se fez necessário para tornar as informações acessíveis ao público, contribuindo assim para a compreensão e valorização da história administrativa, médica e cultural da região. O equipamento foi idealizado pelo Vice – provedor João Paulo Simões Accioly Carvalho e inaugurado em 2022.

A Santa Casa de Fortaleza faz parte da memória coletiva da população local e possui
em seu acervo instrumentos e imagens que contam um pouco da história do estado.
Esculturas e objetos revelam a singularidade da medicina e seu avanço ao longo dos anos. Ainda dentro da Santa Casa, encontramos a Capela da Medalha Milagrosa, considerada um dos mais belos monumentos religiosos de Fortaleza.

Um pouco de nossa história

A primeira Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Lisboa em 15 de agosto de 1498, pela Rainha de Portugal, Dona Leonor de Lencaster, por inspiração do nobre religioso Frei Contreiras, que semelhante a ela estava preocupado com a situação de miséria em que se encontravam as viúvas pobres, os órfãos e os necessitados que perambulavam, sem destino e sem desvelo pelas ruas de Lisboa.

O vocábulo “Misericórdia” – lema da instituição – originário do latim, signífica “doar seu coração a outrem” (misere e cordis) e em sentido mais amplo quer também dizer “doar a quem necessita”

No Brasil, graças a ação do fidalgo Brás Cuba foi fundada a primeira Santa Casa, em 1° de novembro 1543, na cidade de Santos. Esta iniciativa logo foi seguida por muitas cidades brasileiras. Em Fortaleza, no dia 12 de fevereiro de 1861, o então Presidente da Província, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, autorizado pela resolução n° 928, de 4 de agosto do ano anterior, oficializou a Irmandade da Misericórdia, que deveria administrar o Hospital da Caridade. No mesmo mês escolheu a Mesa Administrativa que teve como Vice-Provedor João Severiano Ribeiro, ficando o cargo de Provedor com o próprio Presidente da Província.

O Presidente da Provincia, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves escolheu a primeira Mesa Administrativa, composta por 16 personalidades de destaque na sociedade local, designando como Vice-Provedor João Severiano Ribeiro que foi, na realidade, o primeiro Provedor da Santa Casa.

A Santa Casa de Fortaleza, que foi o ponto de partida para a criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, é atualmente um dos maiores hospitais do Estado. Com um número expressivo de atendimentos diários, a instituição mantém sua missão de ensinar e difundir a ciência médica em prol dos mais necessitados, prestando atendimento de qualidade com foco em humanização e tecnologia.

Mantém sob a administração da Irmandade da Santa Casa:

– Santa Casa de Fortaleza
– Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo
– Casa de Saúde Eduardo Salgado
– O Cemitério São João Batista

Algumas personalidades em destaque durante a história da Santa Casa de Fortaleza:

Antônio Marcelino Nunes Gonçalves – Visconde de São Luis
Nasceu em 06/04/1823.
Faleceu em 31/05/1899.
Filiação: Isabel Marcelina Nunes Belzort e Joaquim José Gonçalves.
Parte da província do Ceará – 07/10/1859 a 09/04/1861. Senador do Império Brasil. Advogado, magistrado, jornalista, escritor e político. Provedor da Santa Casa de 14/03/1861 a 09/04/1861.

Dom Manoel da Silva Gomes – 1 Bispo Provedor
Sacerdote da igreja católica apostólica romana.
1° Arcebispo de Fortaleza.
3° Bispo do Ceará.
Provedor da Santa Casa de Fortaleza empossado 10/03/1915.

Provedor Miguel Santiago Gurgel do Amaral
Funcionário Público.
Comendador da ordem de São Gregório Magno.
Provedor da Santa Casa empossado: 05/04/1966. Primeiro provedor eleito pela Mesa Administrativa

Luis Cavalcante Sucupira
Comendador da Ordem de São Gregório Magno
Nasceu em 11/05/1901
Faleceu em 11/07/1997
Filiação: Maria Edwiges Cavalcante Sucupira
Carolino Sucupira Sobrinho
Professor, funcionário público, politico, jornalista, escritor.
Tomou posse como mordomo da Santa Casa em 19/03/1937, ocupou os cargos de secretário e tesoureiro da mesa administrativa.

Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart)
Nasceu em 05/01/1856
Faleceu em 25/09/1938
Filiação:Leonísia de Castro Barbosa
John William Studart
Historiador, vice- cônsul do Reino Unido no Ceará, abolicionista, médico da Santa Casa.
Tomou posse como mordomo da Santa Casa em 19/03/1923, onde ocupou o cargo de secretário da mesa administrativa.

Horário de funcionamento do Memorial:

Segunda, terça, quarta e sexta – 10h às 14h