Home > Instituição

Palavra do Provedor

A Santa Casa buscando novos caminhos

Ao final do ano de 2022 o Provedor Luiz Marques iniciou projeto de revisão na estrutura da Santa da Miseric6rdia de Fortaleza, para a busca de novas formas de capta ao de recursos com vistas equilibrar a dificílima situa ao financeira que, de maneira geral, afeta as entidades filantr6picas com atendimento via SUS, cuja tabela não e atualizada há mais de 12 anos.

lsto é ainda mais impactante na nossa Santa Casa, tendo em vista que o percentual de atendimentos de pacientes SUS se encontra na casa dos 9S%, cujos valores cobrem apenas 60% das despesas incorridas, num quadro que se agrava a cada dia e levou a lrmandade a uma situa ao ja quase insustentável.

Mas, o patrimônio da mais do que sesquicente naria institui ao e a sua abnega ao no atendimento aos mais carentes, mote que a acompanha desde a ideia de sua funda ao, em 18S4, concretizada em 1861, em conjunto com o seu caráter de pioneirismo: o primeiro servi o de radiologia do Estado, em 1925, a construção ao de um dos primeiros pavilhões para tratamento da tuberculose, em 1930, o primeiro serviço de Urgência de Fortaleza, em 1933-37, o apoio a recém fundada Faculdade de Medicina do Ceara, em 1948, a inauguração do Centro Cirúrgico, em1971 e da Unidade de Terapia intensiva, em 1977.

E, portanto, uma hist6ria de vit6rias sobre dificuldades, permitindo termos hoje uma institui ao com ampla variedade de serviços em três hospitais bem equipados e com instalações modernas (Santa Casa, Eduardo Salgado e São Vicente de Paulo) e o Cemitério São Joao Batista, que e um referencial da mem6ria de Fortaleza.

Por tudo isso, e comprometido com os seus pacientes e o futuro, a Santa Casa iniciou um diagnóstico de situação, buscando encontrar novos caminhos para reduzir o grau de dependência dos recursos do SUS, já que a atualiza ao da tabela, pela defasagem, nao se mostra factível no curto prazo.

O diagnóstico permite agora que a equipe interna de colaboradores, nesta nova gestão, analise a realidade e monte um quadro-proposta de ações a serem implementadas, tendo como foco o impacto no paciente, seja através da citada equaliza ao financeira, seja na melhoria cada vez maior da atenção que hoje e prestada a quem procura esta Casa. A recém-criada Diretoria de lnovação em Saúde dará o suporte necessário para levar a Santa Casa ao grupo das instituições de Ciência e Tecnologia, mercê do seu quadro de excelência em varias especialidades, o que também abrira caminhos novos, em termos de financiamento das suas atividades. Alias, no quesito modernidade e tecnologia, em breve teremos funcionando um acelerador linear, equipamento altamente sofisticado para o tratamento completo das pessoas acometidas com canceres, cujas obras estão em adiantado grau de andamento, em terreno ao lado do Hospital São Vicente de Paulo.

A implantação do acelerador linear permitira a ascensão de Unidade de Assistência para Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON para CACON), com diferencial de incentivos que nos leva a projetar novas atividades para o São Vicente de Paulo, como exames complementares de diagnósticos e uma possível inclusão de ala para pacientes acometidos por câncer, inclusive com abertura para planos de saúde e particulares.

Com relação ao Cemitério São Joao Batista, as ideias iniciais já sendo avaliadas e discutidas tratam de transforma-lo em um equipamento turístico – cultural no nível de tantos espalhados pelo mundo. Afinal, nele encontramse túmulos de personalidades que também dão nome a varias das principais artérias de Fortaleza.

No campo das doações, as mudanças estatutárias incluíram a categoria dos Associados Contribuintes Pessoa Jurídica, abrindo o leque para novas adesões daqueles que compreendem o abnegado trabalho que aqui e desenvolvido e querem com ele colaborar com fontes mais estáveis de recursos.

Com Estado e Município, dada toda a história da Santa Casa, a qualidade do atendimento que presta a população mais carente, a importância do setor de saúde, a qualidade dos servi os e o custo mais baixo por sua caracteriza ao filantr6pica, o relacionamento ira se tornar cada dia mais colaborativo, através de um dialogo permanente e aberto, destravando pontos que hoje, de certa forma, dificultam nossa atua ao.

Assim, come amos a gestao 2023-2026 com o entusiasmo necessario para perseguir metas arrojadas que mantenham a Santa Casa no seu caminho de amparo a tantos quantos precisam de apoio humano em momentos de dificuldades.

Vladimir Spinelli Chagas
Provedor da Santa Casa de Fortaleza

Missão

Promover cuidado humanizado, fundamentado na qualidade da assistência hospitalar, alinhando a inovação, conhecimento e transparência.

Visão

Ser uma instituição sustentável e inovadora, proporcionando um cuidado de excelência ao paciente fundamentado em gestão de pessoas,ensino e pesquisa.

Valores

- Transparência;
- Compromisso;
- Sustentabilidade;
- Ética;
- Humanização;
- Responsabilidade Social;
- Conhecimento;
- Inovação;
- Igualdade;
- Segurança;
- Qualidade;
- Integralidade;
- Diversidade;