Santa Casa de Fortaleza e Universidade Estadual do Ceará firmam convênio para intercâmbio e cooperação técnico-acadêmica

Fortaleza, 30 de junho de 2023

O Provedor da  Santa Casa de Fortaleza, Vladimir Spinelli, e o Presidente da Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, Hidelbrando Soares, anunciaram na manhã da última quinta-feira, 29 de junho, na sede do hospital da Santa Casa, a assinatura de um importante convênio de intercâmbio e cooperação técnico-acadêmica. O termo é de grande importância pois busca fortalecer a integração entre as duas instituições aliando a referência de saúde e a excelência acadêmica.

O acordo, baseado na Lei N° 14.133, de 1° de abril de 2021 e nas Resoluções n° 933/2013/CONSU e  n° 931/2013/CONSU da UECE, tem como principais iniciativas previstas a execução de projetos e realização de eventos, a oferta de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação (latu sensu), além disso, serão oferecidos estágios e residência para profissionais da saúde, permitindo que os estudantes e recém-formados tenham uma experiência prática enriquecedora e a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

“A assinatura deste termo com a Universidade Estadual do Ceará está perfeitamente alinhada com os propósitos da Santa Casa de Fortaleza em se tornar não apenas um hospital de ensino, mas também uma instituição de ciência e tecnologia. Acreditamos que a pesquisa e a educação são pilares fundamentais para a excelência no cuidado com a saúde e para o avanço do conhecimento médico em benefício dos nossos pacientes.”, comenta o Provedor da Santa Casa, Vladimir Spinelli.

O convênio também prevê a realização de projetos de iniciação científica, com o apoio mútuo em pesquisas e publicações acadêmicas. O Presidente da Fundação, Hidelbrando Soares, ressaltou a satisfação de estar na “Santa Casa, que hoje tem o DNA da UECE”, o que facilita o intercâmbio das duas instituições voltadas para o social e destacou os avanços feitos na interiorização do ensino, com a criação de novos campi e cursos de relevo, como administração, medicina e medicina veterinária. Juntos, são passos importantes na busca pela excelência no atendimento à saúde e no desenvolvimento de pesquisas e formação profissional.

Sobre a Santa Casa de Fortaleza

Ao longo de seus 162 anos de existência, a Santa Casa de Fortaleza consolidou-se como um dos maiores hospitais do estado. Sua estrutura inclui um Centro Cirúrgico com nove salas modernas, onde são realizadas, em média, 30 cirurgias diárias. Além disso, a instituição conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) composta por 10 leitos. Com um expressivo número de atendimentos, a Santa Casa realiza mais de trezentos mil procedimentos anuais, abrangendo consultas, diagnósticos, tratamentos, hemodiálises, quimioterapias e uma variedade de exames clínicos, patológicos e de imagem.

Sobre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNCECE)

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é, atualmente, uma Instituição de Ensino Superior constituída em forma de Fundação com personalidade jurídica de Direito Público, criada pelo Decreto nº 11.233, de 10 de março de 1975. Constituída por uma rede multicampi, que, historicamente, prioriza os cursos voltados para a formação de professores, a UECE vem acumulando experiências e transformando o seu perfil curricular em função da melhoria da formação profissional de seus alunos e consequentemente da elevação da qualidade de vida da sociedade cearense.

Ensino tem se constituído atividade por excelência da UECE, desde sua origem, principalmente o de graduação, com a preocupação pela sua qualidade, objetivando a formação de profissionais competentes para atender às mais diversificadas demandas sociais e profissionais do Estado e da Região.