Santa Casa de Fortaleza recebe capacitação para uso de capacete Elmo

Share on linkedin

Equipe de saúde da Santa Casa de Fortaleza participa, durante todo o mês de janeiro, de capacitação para o uso do Capacete de Respiração Assistida Elmo. Os encontros estão sendo realizados no Centro de Simulação Realística ESP/CE. Inicialmente, para fisioterapeutas e, em seguida, para médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus. O capacete será utilizado por pacientes acometidos de forma leve a moderada da doença, além de outras insuficiências respiratórias.

Dez equipamenos chegaram a Santa Casa através de uma doação realizada pela Federação das Industrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ Ceará) que trabalharam no desevolvimento e produção juntamente com a Escola de Saúde Pública Do Ceará, órgão vinculado a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), Universidade Federal de Fortaleza (UFC) e Universidade de Fortaleza, (Unifor).

O Elmo é um capacete de respiração assistida, não invasiva, com pressão positiva e contínua nas vias aéreas. Se trata de um dispositivo capaz de reduzir a necessidade de intubação. É indicado para pacientes maiores de 18 anos, que apresentem Insuficiência Respiratória Hipoxemica. O aparelho é acoplado a cabeça através de um orifício em uma de suas extremidades, de acordo com a medida do pescoço do paciente.

A Responsável Técnica da Fisioterapia da Santa Casa de Fortaleza, Ana Valéria Farias, se mostra confiante na utilização do capacete: “Estamos otimistas de que o capacete Elmo será de grande importância na recuperação dos pacientes, ainda que os desafios nesta área sejam grandes”.