Santa Casa de Fortaleza recebe capacitação para uso de capacete Elmo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Equipe de saúde da Santa Casa de Fortaleza participa, durante todo o mês de janeiro, de capacitação para o uso do Capacete de Respiração Assistida Elmo. Os encontros estão sendo realizados no Centro de Simulação Realística ESP/CE. Inicialmente, para fisioterapeutas e, em seguida, para médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus. O capacete será utilizado por pacientes acometidos de forma leve a moderada da doença, além de outras insuficiências respiratórias.

Dez equipamenos chegaram a Santa Casa através de uma doação realizada pela Federação das Industrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ Ceará) que trabalharam no desevolvimento e produção juntamente com a Escola de Saúde Pública Do Ceará, órgão vinculado a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), Universidade Federal de Fortaleza (UFC) e Universidade de Fortaleza, (Unifor).

O Elmo é um capacete de respiração assistida, não invasiva, com pressão positiva e contínua nas vias aéreas. Se trata de um dispositivo capaz de reduzir a necessidade de intubação. É indicado para pacientes maiores de 18 anos, que apresentem Insuficiência Respiratória Hipoxemica. O aparelho é acoplado a cabeça através de um orifício em uma de suas extremidades, de acordo com a medida do pescoço do paciente.

A Responsável Técnica da Fisioterapia da Santa Casa de Fortaleza, Ana Valéria Farias, se mostra confiante na utilização do capacete: “Estamos otimistas de que o capacete Elmo será de grande importância na recuperação dos pacientes, ainda que os desafios nesta área sejam grandes”.

Deixe um comentário