Filantropia

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é entendida como o compromisso que uma Instituição tem com o desenvolvimento, é toda ação que gera busca contínua do bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral. Sua prática, torna-se um marco importante. Na Santa Casa de Fortaleza, o objetivo inicial é ressignificar a atenção ao público interno, promovendo um contato efetivo e direto com os funcionários, além de envolver os colaboradores em projetos que os motivem e reflitam de forma positiva em suas vidas. Desta maneira, esse bem- estar influencia diretamente nos resultados da instituição.

Filantropia é descrita pelo dicionário michaelis, como “enorme amor à humanidade; generosidade com outros; caridade”. Desta forma, podemos perceber que filantropia é o ato de ajudar alguém ou uma comunidade em específico, por meio de ações caridosas. Na Santa Casa de Fortaleza, essas ações estão ligadas ao voluntariado, onde, cerca de 80 pessoas cadastradas, visitam pacientes, diariamente, com a finalidade de oferecer apoio e conforto emocional. A filantropia envolve sempre um forte senso de dever moral por parte de quem a pratica, portanto, é uma ação de assistencialismo, sem qualquer tipo de espera de resultados em troca. Sua intenção é apenas o de proporcionar tranquilidade aos pacientes necessitados.

Acreditando nisso, a Responsabilidade Social com foco no público interno e a prática filantrópica como apoio à comunidade, a Santa Casa de Fortaleza conta com os seguintes Programas:

Serviços de Apoio Hospitalar

A equipe de humanização é constituída por voluntários. Atualmente, são oitenta. O trabalho consiste no acolhimento aos pacientes e acompanhantes.

Preparando para o futuro

Tem como objetivo orientar e capacitar os jovens aprendizes para o mercado de trabalho, onde recebem orientação profissional, participam de treinamentos de desenvolvimento e realizam dinâmicas de socialização e troca de experiências profissionais adquiridas dentro da Instituição.

O diferencial é a possibilidade de que este jovem seja família/dependente de um funcionário da Santa Casa.

Projeto Medidinha Santa: Buscando a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador.

Trata-se de um projeto criado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, visando o bem-estar e saúde do colaborador. Aquele que deseja participar, recebe acompanhamento médico e nutricional. É realizado anualmente e as orientações são enriquecidas a cada dois meses. O principal objetivo é estimular os colaboradores a adotar um estilo de vida saudável, diminuir os riscos de doenças oriundas do sobrepeso e gerar uma melhor qualidade de vida, tanto pessoal, quanto laboral.

Projeto Hipertensos e Diabéticos

O projeto busca voltar suas atenções a uma necessidade de alguns colaboradores que sofrem com as intercorrências advindas de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus, criando espaços educativos no hospital para promoção de estilos de vida saudáveis. Através de encontros mensais, o projeto acompanha, consulta e orienta sobre a importância da assistência médica específica e oferece formas naturais que possibilitem uma base teórica e prática que permita o autocuidado para prevenir novos agravos de saúde.

Projeto Cegonha

A etapa gestacional é um período singular na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma especial. A demonstração de valorização às suas colaboradoras, principalmente durante esse período vulnerável, onde a mulher apresenta várias alterações físicas e psicológicas, torna a equipe mais engajada e motivada com o trabalho que desempenham. O projeto cegonha surgiu para acompanhar as gestantes durante a gravidez e puerpério através de palestras, rodas de conversa e dicas sobre cuidados para as mães e bebês. Os encontros são realizados a cada dois meses.

Programa Vivenciar um novo começo

O Programa de preparação para aposentadoria – PPA, tem o objetivo de disseminar informações por meio de palestras, informes, cartilhas, cursos e oficinas, com a finalidade de sensibilizar os empregados para a importância de planejar a aposentadoria de forma que as mudanças sejam menos impactantes em suas vidas. Participam funcionários a partir dos 50 anos de idade. Os encontros são trimestrais.