Ouvidoria: 3455-9188 Deixe uma mensagem


Enviar
Imprimir
Aumentar
Reduzir
Compartilhar
Twittear

Ensino - Santa Casa como campo para aulas práticas de enfermagem

A Santa Casa de Fortaleza é a grande sala de aulas práticas para estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade Vale do Jaguaribe. Diariamente os alunos vem e voltam. Chegam cheios de ansiedade e saem carregados do saber que lhe proporciona a vivência hospitalar.



Nesta entrevista com o professor Deroci Aguiar, dirigente da instituição instalada em Aracatí, a importância dessas aulas práticas para o futuro profissional dos enfermeiros que estão no mercado de trabalho após extensos aprendizados. Os estudantes aprendem e, com muito orgulho, a Santa Casa participa desse notável aprendizado.

Veja a seguir a entrevista com o dirigente da instituição, sob a forma de perguntas e respostas.

Revista da Santa Casa – Com o apoio da Santa Casa, quantos alunos a FVJ já formou?
Deroci – O Curso de Graduação em Enfermagem iniciou suas atividades práticas na Santa Casa em 2010.1, onde permanecemos até hoje. Nesse período formamos 385 alunos.

Revista da Santa Casa– Que disciplinas são ministradas a esses alunos na Santa Casa?
Deroci – Iniciamos com Semiologia e Semiotécnica I e II, quando os estudantes exercitaram a prática de procedimentos básicos. Em seguida passamos para o Estágio Supervisionado II, onde os alunos praticam procedimentos mais complexos nas clínicas cirúrgica, oncologia, centro cirúrgico, urgência/emergência e UTI.

Revista da Santa Casa – Esse aprendizado representa quantas horas/aulas? Qual o percentual das práticas?
Deroci – Em Semiologia e Semiotécnica representa 40 horas por grupo, equivalendo a 50% das práticas. No Estágio Supervisionado são 280 horas por grupo de alunos, o que corresponde a 70% das horas totais.

Revista da Santa Casa – Esse número de aulas práticas é satisfatório?
Deroci – Poderíamos aumentar a oferta de horas práticas na UTI, haja vista que o percentual hoje é de 40%.

Revista da Santa Casa – Quais os ganhos do alunado com aulas práticas na Santa Casa?
Deroci – Os ganhos estão voltados para a amplitude do conhecimento na atenção terciária, considerando que a instituição oferta práticas em áreas específicas, como Unidade de Terapia Intensiva e Oncologia, que requerem procedimentos e equipamentos mais complexos.

Revista – Quais as disciplinas praticadas na Santa Casa que mais empolgam os alunos?
Deroci – Todas, com destaque para Oncologia, Centro Cirúrgico, Urgência/Emergência e UTI. As unidades de atendimento também são inseridas nesse rol de interesse pelo alunado.


Revista da Santa Casa– Os alunos se queixam dos constantes deslocamentos entre Aracatí e Fortaleza?
Deroci – A distância entre as duas cidades é considerável. Mas os estudantes fazem esse percurso em transporte que lhes oferece conforto e segurança. Ademais, o conhecimento teórico-prático no campo do estágio é tão rico que os alunos acabam suplantando o cansaço pelo deslocamento diário por elogios incontáveis à oportunidade oferecida.

Revista da Santa Casa– A FVJ pode prescindir dessas aulas práticas?
Deroci – De forma alguma. As referidas práticas fazem parte da formação do acadêmico de enfermagem, conforme estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais para graduação em enfermagem.

José Deroci Aguiar e Silva tem formação em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Ensino Superior, MBA em Administração Financeira, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Controladoria, Especialização em Perícia Judicial e Extra Judicial, e MBA em gestão estratégica de instituições de ensino superior. É Diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade Vale do Jaguaribe há dez anos.
Entrevista disponível também na Revista da Santa Casa