Ouvidoria: 3455-9188 Deixe uma mensagem


Enviar
Imprimir
Aumentar
Reduzir
Compartilhar
Twittear

Serviço de Urologia, grande salto de qualidade


O Serviço de Urologia da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, chefiado pelo Dr. Rômulo Silveira e anteriormente pelo Dr. Ricardo Libório experimentou um grande salto de qualidade com a participação de médicos especialistas comprometidos, melhoria da estrutura física e aquisição de equipamentos. Realiza atividades de assistência, ensino e pesquisa.



A Clínica Urológica é dividida nas subespecialidades Uro-Oncologia, Litíase, Laparoscopia, Andrologia, Disfunções Miccionais, Próstata e Urologia Geral. Cirurgias de pequena, média e alta complexidade são realizadas diariamente como correção de Varicocele, Postectomia, Sling, Ureterolitotripsia, Cirurgia Renal Percutânea, Ressecção Transuretral da Próstata, Cistectomia Radical, Nefrectomia e Prostatectomia Videolaparoscópica, dentre muitas outras, com uma média mensal de 135 cirurgias.

O atendimento ambulatorial aos pacientes urológicos é realizado tanto através do Sistema Único de Saúde quanto das consultas populares. O Ambulatório foi completamente reformado oferecendo maior conforto aos que nos procuram e melhores condições ao atendimento médico.

Além das consultas, são realizados os exames de Biópsia da Próstata guiada por Ultrassonografia, Cistoscopia, Estudo Urodinâmico, Urofluxometria, Teste de Fármaco-ereção e troca de sondas vesicais. Realizam-se mensalmente cerca de 60 Biópsias da Próstata, 58 Estudos Urodinâmicos e 55 Cistoscopias. Será oferecido em breve o procedimento de Litotripsia Extracorpórea para a resolução de casos de cálculos renais sem a necessidade de cirurgia.

São oferecidas duas vagas de Residência Médica em Urologia com credenciamento pleno pela Sociedade Brasileira de Urologia, sendo esse ano o programa mais concorrido do Estado. Os residentes participam de todas as atividades do serviço sob supervisão dos preceptores.

Além da residencia médica, os alunos do internato da Faculdade de Medicina da UniChristus participam do rodízio na Urologia, bem como os residentes da Cirurgia Geral. Os residentes ainda tem a oportunidade de cursar a Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica da UniChristus com bolsa integral.

A reunião da Uro-Oncologia coordenada pelo Dr. Vladmir Pinheiro às terças-feiras reúne especialistas das seguintes áreas: Urologia, Oncologia Clínica, Radioterapia, Radiologia e Patologia para exposição de artigos científicos e discussão de casos clínicos, enriquecendo o aprendizado com essa proveitosa cooperação.

Com a participação ativa de todos os integrantes do Serviço e a colaboração da Provedoria pretendemos atender cada vez melhor os pacientes que precisam da Urologia da Santa Casa e formar com excelência os futuros urologistas.

Dr. Rômulo Farias CRM 9485 / RQE: 5350
Urologista e Coordenador do Ambulatório de Urologia da Santa Casa