Ouvidoria: 3455-9188 Deixe uma mensagem


Enviar
Imprimir
Aumentar
Reduzir
Compartilhar
Twittear

15° Encontro Nacional da Rede Sentinela e do Fórum Internacional de Monitoramento e Gestão do Risco Sanitário

A Santa Casa de Fortaleza participou do 15° Encontro Nacional da Rede Sentinela e do Fórum Internacional de Monitoramento e Gestão do Risco Sanitário. O evento aconteceu entre os dias 09 e 11 de junho,  com coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde  - OPAS, em Ipojuca/PE.


Durante os três dias do Fórum estiveram reunidos os gerentes de risco das 193 instituições de saúde e hospitais componentes da Rede Sentinela, representantes das vigilâncias sanitárias estaduais e da Anvisa, além de convidados internacionais. Ao todo, foram cerca de trezentos participantes. Na ocasião, foram discutidas estratégias de monitoramento e gestão de risco sanitário no Brasil e em outros países. Os participantes debateram o papel da Rede Sentinela para a Vigilância Sanitária na tomada de decisão proativa frente ao risco sanitário.


“Participar deste evento nos dá a oportunidade de interação com outras instituições engajadas no mesmo propósito que o nosso, que é a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a discussão sobre práticas no Gerenciamento dos Riscos Sanitários”, comenta a Gerente de Risco Hospitalar da Santa Casa de Fortaleza, Diana Mariano Fontele.


A Rede Sentinela é uma rede de parceiros que, desde 2002, subsidia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária com a notificação de eventos adversos e queixas técnicas ligadas ao uso de produtos para a saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados.


A rede conta hoje com 193 hospitais que atuam sistematicamente no monitoramento e notificação de eventos adversos. São hospitais que cumprem todos os requisitos de excelência na realização de relatos de problemas para a Anvisa. Esta é uma medida fundamental para que problemas técnicos e erros de procedimentos possam ser identificados e corrigidos no dia a dia dos hospitais.