Santa Casa é homenageada na Assembleia Legislativa por seus 154 anos

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado José Albuquerque, promoveu dia 1º de junho, no Plenário 13 de Maio, Sessão Solene em homenagem aos 154 anos da Santa Casa, atendendo ao requerimento da presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi- Árido, Deputada Dra. Silvana Oliveira, subscrito pelos Deputados (a) Dr.Carlos Felipe e Fernanda Pessoa.

Estiveram no Plenário além dos parlamentares, os Mordomos, o Provedor, os funcionários e os homenageados da entidade. Em seu discurso, o Provedor Luiz Marques agradeceu aos deputados à homenagem oferecida e aos seus esforços direcionados à saúde do Estado, e ainda transmitiu um pouco sobre a história de sobrevivência da Irmandade mencionando as dificuldades enfrentadas para a manutenção do hospital que continua de portas abertas, mesmo sujeito às limitações financeiras decorrentes da baixa remuneração recebida pelos serviços prestados ao SUS, fruto do subfinanciamento da saúde.

Para o Provador Luiz Marques, manter o atendimento com qualidade mesmo com as adversidades diárias e atender com responsabilidade e presteza quem procura a Santa Casa em busca de recuperação é a essência da existência do hospital. “Nossa contribuição à sociedade transcende aos atendimentos de quem nos procura em busca de saúde. Podemos dizer com convicção que somos um dos grandes formadores de mão de obra na área. Temos 31 residentes que em conjunto com os internos e estagiários recebem diariamente os conhecimentos de grandes expoentes da medicina. Acolhemos ainda diversas faculdades que utilizam nossa estrutura para a realização de seus estágios em saúde”, explica.

Luiz Marques, ressalta, ainda, a importância de reconhecer pessoas que se tornaram símbolo de bom atendimento durante os anos que fazem parte da Santa Casa.

Homenageadas durante a Sessão:

Colaboradores:

- Maria Gonçalves dos Santos (Atendente de Ambulatório)
- José Elizeumar Moreira de Lima (Assistente de Hospital – Maqueiro)
- Eliana Sena Gadelha (Auxiliar de Enfermagem)
- Vania Ely Furtado (Enfermeira)

Médicos e outros destaques:

- Dr. Luiz Marques (Provedor)
- Dr. José Lima de Carvalho (Reitor do Centro Universitário Christus)
- Dr. José Wilson Mourão (Diretor Clínico da Santa Casa)

- Dr. José Wilson Meireles (Chefe do Setor de Oncologia da Santa Casa)
- Dr. Carlos Cézar de Castro (U.T.I da Santa Casa)