Um privilégio aprender com pessoas tão capacitadas

Após quatro longos anos de faculdade, nas salas de aula, sessões de tutoria, apresentações de trabalhos etc; chegamos ao tão esperado internato, um dos momentos mais gratificantes no qual o aluno pode praticar e expor todo seu aprendizado anterior, com dedicação máxima e cuidado, procurando amenizar a dor do seu paciente.

Neste momento, já perto da formatura, no serviço de cirurgia da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza vivencio o dia a dia dos residentes, staffs e de toda equipe multiprofissional responsável por fazer com que tudo funcione do jeito mais correto, sempre em benefício do paciente e de seus familiares. É um privilégio, pois aprendemos a lidar com o sofrimento e a angústia que as pessoas passam em certos momentos da vida e, a partir daí, procuramos ajudá-los da melhor maneira possível.

Aqui nos ensinam desde a evolução diária do paciente até procedimentos mais invasivos que irão ser bastante úteis no futuro quando estivermos de plantão; sem contar com as aulas e os artigos científicos discutidos semanalmente, o que muito nos ajuda.

Finalizar o internato aqui na Santa Casa foi de extrema importância para meu aprendizado pois sairei com uma grande bagagem de ensinamentos técnicos e informações que servirão para que me torne um profissional mais competente, sempre tentando fazer o melhor para aqueles que necessitam de meus cuidados médicos.

Raphael Magalhães Viana
Aluno do Internato de Cirurgia Geral da Unichristus